Pensando a diversidade: Pluralidade cultural

Discutindo assuntos pertinentes ao currículo de primeiro ano do ensino médio, e tendo em vista que a pluralidade cultural é um dos temas centrais dos PCNs, bem como  consta como um  dos Temas Contemporâneos transversais da BNCC, trabalhei questões sobre os povos indígenas no continente americano e também aspectos sobre a diversidade do continente africano, incluindo a questão da diáspora africana, em que ocorreu a   imigração forçada da população africana a países do mundo que adotavam a mão de obra escrava.


ATIVIDADE 01- Depois de estudados os conteúdos sobre os alguns  povos nativos americanos, tais como os Incas, Maias, Astecas, e os Tupis, os alunos tiveram a missão de confeccionar um livreto sobre estes povos. Destacando características, e também contatos e confrontos com os europeus a partir da chegada ao "Novo Mundo". 
Foto 1- Livretos sobre os povos americanos

ATIVIDADE 02- Contemplando o assunto estudado (Povos africanos) e aproveitando a Data do dia 20 de novembro, trabalhou-se com as contribuições da cultura africana para a sociedade brasileira, além da questão da escravidão, das formas de resistência, e sobre a existência velada muitas vezes de racismo e preconceito utilizando "relatos de pessoas que vivenciaram isso". O site com as situações é <https://www.geledes.org.br/20-relatos-de-racismo-que-parecem-verdadeiras-historias-de-terror/>
O vídeo explicativo "A Rota do Escravo - A Alma da Resistência" é muito bom para ser usado para entender a escravidão. Em seguida os estudantes foram instigados a escrever em uma folha branca, frases para conscientizar sobre  como evitar o racismo e preconceito  racial.

 Finalizando, foi montado um mural com as influências africanas na cultura brasileira, confeccionado por uma turma, outra sala criou um poema, e outros dois alunos (que já possuem um canal) foram desafiados a fazer um rap, que está disponível em <hhttps://www.youtube.com/watch?time_continue=22&v=iuikIwd1H_I&feature=emb_logo>






Rap criado por dois alunos




Vídeo do youtube - Rota de escravo - alma de resistência







Postagens mais visitadas deste blog

Mapa conceitual - República Velha (com memes)