Conhecendo o Museu: Visita de estudos ao Museu do Contestado em Caçador - SC


Visita ao Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado e o ensino de História

Estudar o conflito do Contestado ocorrido na região é de fundamental importância para valorizarmos a história local. Tendo em vista que o tema foi abordado ao se estudar a Primeira República Brasileira, foram criados Lapbooks sobre o conflito e finalizou-se com uma visita de estudos ao Museu Histórico e Antropológico da região do Contestado, localizado em Caçador - SC.

Abaixo algumas fotos sobre uma exposição com os Lapbooks criados pelos alunos do ensino fundamental (9 ano) sobre a Guerra do Contestado.






A visita ao Museu foi muito importante, pois alguns alunos não haviam tido a experiência de visitar um museu. O espaço conta com "cerca de cinco mil peças, que retratam questões referentes à Guerra do Contestado (1912-1916), à cidade de Caçador, à cultura nativa dos primeiros habitantes da região do meio-oeste catarinense, e da estrada de ferro São Paulo- Rio Grande do Sul" (http://museus.cultura.gov.br/espaco/9236/)


Depoimentos dos alunos do nono ano do ensino fundamental:
Aluno A.B: “Foi nos contado a história e mostrado os objetos  dos indígenas que viviam na região, que eram os Xokleng e Kaingang, vimos os seus objetos e tecnologias, além de fotos e fósseis humanos de povos que viviam nesses lugares”.
Aluno H.P: “Lá tinha quadros demonstrando a guerra do contestado”.
Aluno A.B: “Quando chegamos ao museu, vimos do lado de fora, uma estátua representando o monge João Maria”.
Aluno A.B: “A museóloga falou também sobre a guerra do Contestado, do monge João Maria, da construção da estrada de ferro, dos caboclos, do exército, das tecnologias usadas na guerra.”
Aluno A.B: “A parte mais interessante foi conhecer as armas, espadas, vestimenta dos soldados do exército, porém, aquelas armas feriram e mataram pessoas”.
Aluno A.B: “A guerra do Contestado deixou marcas em nossa região até hoje”.
Aluno L.”Foi uma manhã de muito conhecimento”.
Aluno L.B “Foi uma experiência incrível  ir lá e conhecer o museu, saber um pouco mais sobre a Guerra do Contestado”.
Aluna N.P: “Espero poder ir mais vezes em lugares que preservam nossa história. Muito show o passeio que a escola nos proporcionou”.
Aluno D.M: “Foi uma experiência muito boa, gostei de conhecer o museu e um dia quero voltar lá novamente”.
Aluno E.B: “Lá tinha uma locomotiva e vagões, muito legal”. Eu recomendo muito visitar o Museu do Contestado”.
Aluna E.S: “O museu recorda fatos históricos, como a Guerra do Contestado, que foi um movimento de sertanejos  religiosos contra a situação que viviam.”
Aluno J.P: “Tem vários instrumentos usados pelos indígenas e outros que foram usados pelos caboclos na guerra do contestado”.
Aluna Y.N: “João Maria foi um monge que profetizava e no qual os caboclos acreditavam”.
Aluna E.M: “No museu eu vi várias coisas que só tinha visto nos livros ou nos filmes.”
Aluna E. P: “Tem um armário  com pedaços de cerâmica  dos indígenas, tudo muito preservado...é incrível que depois de tanto tempo, ainda estejam preservados.”
Aluno J.M: “Tinha marionetes que são usadas para ensinar sobre o conflito e pinturas que mostram os estágios da guerra.”
Aluna A.L: “Conheci um pouco mais da história do Contestado, me diverti com meus amigos e fizemos muitas fotos”.
Aluna B.E: “ O museu tem um acervo com muitos  itens, sendo um dos maiores da região.”
Aluna A.R: “O que mais gostei foram os quadros que mostra com muita criatividade as fases da guerra em que infelizmente milhares de pessoas foram mortas.”
Aluno A.B: “Eu aprendi sobre as armas usadas tanto pelos soldados quanto pelos caboclos”.






























Postagens mais visitadas deste blog

Mapa conceitual - República Velha (com memes)