Jogos eletrônicos auxiliam no ensino-aprendizagem da Primeira Guerra Mundial


Reportagem da mídia social do curso de Educação  na  Cultura Digital disponível no site sobre o trabalho de conclusão de curso que desenvolvi em 2016. <http://educacaonaculturadigital.ufsc.br/jogos-eletronicos-auxiliam-no-ensino-aprendizagem-da-primeira-guerra-mundial/>

Como a utilização de jogos eletrônicos pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de História com vistas ao desenvolvimento do pensamento histórico? Essa foi a indagação principal, que me levou a desenvolver o TCC “Jogos eletrônicos sobre a Primeira Guerra Mundial: uma experiência no ensino e na aprendizagem de História” realizado para finalização do curso de Especialização da UFSC, Educação na Cultura Digital.
Para responder a pergunta, busquei analisar três jogos online sobre a Primeira Guerra Mundial: Big Battle Tanks,Supremacy1914 e Warfare 1917.  A turma escolhida, que contribuiu para a pesquisa, foi o 9º ano, do Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto, em Tangará (SC). O trabalho consistiu também em identificar quais aspectos históricos que aparecem nos referidos jogos e apontar roteiros pedagógicos para auxiliar na experiência de utilização dos jogos nas aulas de História.
Os resultados constataram que os jogos eletrônicos podem ser usados na prática pedagógica, já que motiva os alunos a aliar o conhecimento e diversão, e torna o ato de estudar mais atrativo e significativo. O jogo desenvolve habilidades de estratégia, lateralidade, raciocínio, tomada de decisão, entre outros.
Pontos relevantes, que destaco, ao utilizar um game como recurso didático, mostraram a importância do docente dominar as tecnologias, tais como o manuseio do computador, a navegação da internet, a pesquisa de sites confiáveis de jogos e a busca da classificação indicativa do jogo. Testar os jogos antes de trabalhar com os alunos é imprescindível.
Para saber mais detalhadamente sobre o TCC, em breve disponibilizaremos o link, onde será possível baixá-lo gratuitamente.
Fonte: Daiana Aparecida Fontana Cecatto, professora de História, do Centro de Educação Tangaraense Mara Regina Simionatto, em Tangará (SC).


O Curso

O curso, criado pelo NUTE/UFSC em parceria com o MEC e oferecido pelo CED/UFSC também em parceria com o MEC, com a Secretaria de Educação de SC e com a UNDIME/SC, destina-se aos educadores em exercício das redes de escolas públicas de Santa Catarina nas funções de: Professores, Gestores e Formadores dos Núcleos de Tecnologia Estaduais e Municipais.
Tem como objetivo mediar a integração crítica e criativa das tecnologias digitais de comunicação e informação aos currículos escolares.
O curso não se destina a atores individualmente, mas aos coletivos escolares.

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa conceitual - República Velha (com memes)