PASSEIO POR ALGUMAS CIDADES DE MINAS GERAIS

Uma viagem pelo tempo para conhecer parte da história do Brasil e vivenciar pessoalmente tudo aquilo que está nos livros e se aprende na escola. As cidades históricas de Minas Gerais possuem um rico acervo artístico e arquitetônico, encontrado nas suntuosas igrejas, museus, ruas e casas que preservam toda a tradição e cultura mineira. Marcadas pelo ciclo do ouro, escravidão e ideais revolucionários como a Inconfidência Mineira, as cidades históricas guardam relíquias como a arte barroca, conhecida no mundo inteiro pelas obras de artistas como Aleijadinho e Ataíde. A religiosidade de Minas está expressa nas belíssimas igrejas e festas populares que atraem turistas de todas as partes, que se encantam com a hospitalidade de um povo tão acolhedor. 


OURO PRETO
Fascinante por sua riqueza e grandiosidade do maior conjunto de arquitetura barroca do Brasil, Ouro Preto é a principal referência de cidade histórica. A antiga Vila Rica foi construída por escravos e artistas como Aleijadinho e Ataíde, no auge do ciclo do ouro, possuindo em suas igrejas e museus um valioso acervo cultural.Visitar os pontos turísticos de Ouro Preto é uma verdadeira aula de história. Da época da escravidão na Corrida do Ouro, passando pela Guerra dos Emboabas, pelo movimento da Inconfidência Mineira e muito mais. Por esta rica história e pela preservação de seus monumentos, Ouro Preto foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.Considerada o centro de convergência da Estrada Real, um dos maiores roteiros turísticos do Brasil, Ouro Preto é parada obrigatória para quem se aventura a refazer esse caminho.
Texto extraído do site Turismo mineiro:http://turismomineiro.com.br/item/ouro-preto/
PRAÇA TIRADENTES - OURO PRETO - FOTO: DAIANA A. F. CECATTO


SÃO JOÃO DEL REI
São João Del Rei é uma das cidades históricas mais importantes de Minas Gerais. Com igrejas imponentes como Nossa Senhora do Pilar e de São Francisco de Assis e belos casarões coloniais, este destino retrata a época do ciclo do ouro e da Inconfidência Mineira, movimento revolucionário que lutava pela liberdade do país contra a Coroa Portuguesa.A cidade conserva suas tradições seculares através da música, seja pela linguagem dos sinos entre as igrejas ou pelas orquestras setecentistas. É possível perceber o desenvolvimento de São João Del Rei através da infraestrutura e construções modernas, porém, a preservação do seu núcleo histórico é motivo de orgulho para o povo mineiro.
Terra natal de nomes como Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes, e o ex-presidente Tancredo Neves, a cidade é cenário de grandes eventos como o Carnaval e o Festival de Inverno. O turista também pode experimentar a sensação do tempo da Colônia pela Maria Fumaça que liga São João Del Rei até Tiradentes.
Texto extraído do site Turismo mineiro: http://turismomineiro.com.br/item/sao-joao-del-rei/
IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - SÃO JOÃO DEL REI - FOTO: DAIANA A. F. CECATTO



TIRADENTES
Uma das cidades mais importantes do estado, Tiradentes consegue reunir todos os elementos que representam Minas Gerais, através de sua história, cultura, arte e culinária. Local onde encontra-se um dos mais belos acervos barrocos do país e as lembranças da época da Inconfidência Mineira, onde Tiradentes foi líder, e as riquezas que a tornaram um Patrimônio Histórico Nacional.A cidade oferece diversos atrativos como caminhadas e cavalgadas pela Serra de São José, cicloturismo, rapel, roteiros de bote e off-road, além de diversas cachoeiras.
Texto extraído do site Turismo mineiro: http://turismomineiro.com.br/item/tiradentes/
TIRADENTES - ESTÁTUA DO ALFERES JOAQUIM JOSE DA SILVA XAVIER - FOTO: DAIANA  A. F. CECATTO



CONGONHAS
Chamada de “cidade dos profetas”, pela magnífica obra do mestre Aleijadinho, a série dos doze profetas esculpidas em pedra sabão na entrada da igreja do Senhor Bom Jesus. A perfeição das esculturas atrai turistas do mundo todo, que conhecem ainda as seis capelas que compõem o Jardim de Passos em frente à Basílica, representando a Via Sacra com belíssimas imagens em cedro feitas também por este grande artista barroco. Por toda a riqueza e grandiosidade esse conjunto foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.Outro atrativo de Congonhas é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga da cidade, que foi construída por escravos antes dos mineradores chegarem à região. Além das igrejas vale a pena conhecer o Museu da Imagem e Memória e o Parque da Cachoeira, de onde é possível admirar a natureza e contemplar a paz e harmonia do lugar.
Texto extraído do site Turismo mineiro: http://turismomineiro.com.br/item/congonhas/
CONGONHAS - BASÍLICA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS -
FOTO: DAIANA A. F. CECATTO



MARIANA
Mariana pode ser chamada de “berço de Minas Gerais”, afinal foi a primeira vila, primeira capital e primeira cidade do estado. Sua importância para a história é percebida pela arquitetura colonial dos casarões, igrejas, praças e ruas do município. Fundada em 1711, Mariana é hoje uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro, tendo como grande atrativo turístico na região a Mina da Passagem.A cidade mantém viva tradições religiosas como procissões, novenas, Semana Santa, Festa do Divino e Corpus Christi, além de manifestações culturais típicas como o Boi-da-manta, Congado, Malhação de Judas, Pastorinhas e Folia de Reis. Na catedral da Sé e na Igreja de São Francisco de Assis encontram-se primorosos trabalhos da arte barroca, e destaca-se também uma visita à Rua Direita, considerada a mais bela de Minas Gerais.
Texto extraído do site Turismo mineiro:http://turismomineiro.com.br/item/mariana/
MARIANA - IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS E IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO - FOTO : DAIANA A. F. CECATTO



BELO HORIZONTE
Primeira cidade planejada do Brasil, Belo Horizonte se caracteriza por sua variedade cultural, qualidade de vida e a hospitalidade de seu povo. A arquitetura diversificada mescla o estilo colonial e o contemporâneo, e confere uma atmosfera de metrópole, sem comprometer seu jeitinho mineiro.Chamada pelos mineiros por Beagá, é considerada uma das melhores cidades para se fazer bons negócios, conciliados a momentos de lazer e diversão. A cidade possui uma infraestrutura turística de qualidade, com uma variada rede de hotéis, restaurantes, serviços, espaços para eventos de todos os portes e opções de badalação para os mais variados estilos, eleita nacionalmente como a capital dos barzinhos.Dentre os diversos pontos turísticos de Belo Horizonte está o complexo da Lagoa da Pampulha – projetado por Oscar Niemeyer. Destacam-se também o Mercado Central, o Parque das Mangabeiras, o Jardim Zoológico, os estádios Mineirão e Mineirinho, além da agradável Praça da Liberdade.
Texto extraído do site Turismo mineiro:http://turismomineiro.com.br/item/belo-horizonte/

INTERIOR DA CAPELA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS OU  IGREJA DA PAMPULHA - FOTO: DAIANA A. F. CECATTO



CORDISBURGO
O município de Cordisburgo está localizado na região centro-norte do Estado e está aproximadamente a 120 km de Belo Horizonte. Muito visitada pelos turistas, esta cidade lhe oferece sossego, comida mineira de qualidade e atrativos inesquecíveis para você conhecer, como a casa do grande escritor Guimarães Rosa, que hoje foi reformada e transformada em museu desde 1974.Quem vai a Cordisburgo também não pode deixar de conhecer a famosa Gruta do Maquine, ela possui 7 salões explorados, totalizando 650 metros lineares e desnível de apenas 18 metros. O preparo de iluminação e passarelas possibilitam aos visitantes vislumbrarem, com segurança, as maravilhas de Maquiné, onde todo percurso é acompanhado por um guia local. 
Texto extraído do site Turismo mineiro:http://turismomineiro.com.br/item/cordisburgo/

Gruta da Maquiné
Uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais é aventura garantida para quem visita a Gruta do Maquiné, localizada na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte. A caverna, descoberta em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, o Seu Maquiné, é considerada o berço da paleontologia brasileira e possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios.A exploração científica do local foi realizada pelo dinamarquês Peter Wihelm Lund, quase uma década depois do achado na fazenda de Seu Maquiné. Ele fazia peregrinações pela bacia do Rio das Velhas à procura de espécies de animais e vegetais. Durante dois anos de pesquisa, o botânico e zoólogo descobriu restos humanos e de animais pré-históricos originários do período Quaternário, que corresponde à Era Cenozoica da escala de tempo geológica. Entre eles, esqueletos de aves fossilizadas com curvaturas de até três metros.A Gruta do Maquiné se tornou ponto turístico da terra do escritor Guimarães Rosa por abrigar, ao longo de 650 metros, belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caverna. A área aberta para os visitantes, com aproximadamente 400 metros de extensão, é estrategicamente iluminada para realçar as figuras desenhadas pelo tempo. O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas e é acompanhado por um guia local. Os salões e as galerias encantam e provocam a imaginação do turista. No Salão do Urso ou do Elefante, por exemplo, um grande cogumelo lembra o formato da explosão de uma bomba atômica. Já na Galeria das Fadas, é possível encontrar cristais brilhantes, parecidos com franjas, grinaldas e lustres.(Extraído do site:http://www.belohorizonte.mg.gov.br/atrativos/entorno-de-belo-horizonte/belezas-naturais-da-gruta-do-maquine

GRUTA DO MAQUINÉ - CORDISBURGO   - FOTO DAIANA A. F. CECATTO
SITES INTERESSANTES SOBRE OS ASSUNTOS:

Influência moura na arquitetura mineira:
 http://www.icarabe.org/noticias/arquitetura-arabe-chega-ao-brasil-nas-naus-portuguesas-e-depois
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-foi-a-ocupacao-moura-da-peninsula-iberica

Chico Rei, príncipe africano no Brasil - Mina do Chico Rei
http://www.revistas.usp.br/revusp/article/viewFile/13516/15334

Mestre Aleijadinho
http://www.suapesquisa.com/aleijadinho/
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2014/11/conheca-um-pouco-da-historia-de-mestre-aleijadinho.html
http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2014/11/quem-foi-aleijadinho
http://www.museualeijadinho.com.br/

Mestre Ataíde
http://educacao.uol.com.br/biografias/manuel-da-costa-ataide.htm
http://www.infoescola.com/biografias/mestre-ataide/

Estilo Rococó
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/rococo.htm

Estibo Barroco
http://www.suapesquisa.com/barroco/

Casa de Guimarães Rosa
http://www.belohorizonte.mg.gov.br/local/atrativo-turistico/artistico-cultural/museu-casa-guimaraes-rosa
http://www.infoescola.com/literatura/guimaraes-rosa/

 Museu de Congonhas:
http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/3440/museu-de-congonhas-sera-inaugurado-em-sitio-do-patrimonio-mundial



Peter Wilhelm Lund: naturalista dinamarques  que é considerado o pai da paleontologia e arqueologia no Brasil 












Postagens mais visitadas deste blog

Mapa conceitual - República Velha (com memes)