A ESTRADA DE FERRO NA GUERRA DO CONTESTADO

A ESTRADA DE FERRO NA GUERRA DO CONTESTADO (1912-1916)

            A história da Estrada de ferro São-Paulo – Rio Grande no conflito do  Contestado,  tem início no ano de 1880, quando se projetou  implantar uma ferrovia  que ligasse geograficamente e economicamente o extremo sul brasileiro à Capital do Brasil, que na época era Rio de Janeiro. Interligando desta maneira os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, planejava-se também estabelecer conexões com ferrovias paraguaias, argentinas e uruguaias construídas próximas às fronteiras.
            Antes da construção da linha férrea, o caminho mais conhecido era o caminho dos tropeiros, que cortava o interior de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O império objetivava através da construção da ferrovia, resolver a questão da  colonização e também das fronteiras, na questão de Palmas com a Argentina.  Em 20 de fevereiro de 1880, é assinado o contrato para a construção da ferrovia que ligaria o prolongamento da Estrada de Ferro Sorocabana, na divisa de São Paulo com o Paraná, até um ponto da linha de Porto Alegre a Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, que seria construído só sete anos depois. Através do Decreto nº10.432, de 09 de novembro de 1889, fica estabelecida a construção da estrada de ferro, partindo das margens de Itararé, na Província de São Paulo, terminando em Santa Maria da Bocca do Monte, na Província do Rio Grande dos Sul. Apesar de seis dias depois a república ser proclamada, o projeto é reconhecido pelo governo provisório através do Decreto nº 305, de 07 de abril de 1890.
As obras de construção da ferrovia no nosso meio oeste catarinense ficaram à cargo da empresa norte americana Brazil Railway Company, de  Percival Farquhar que  agrupava 38 corporações no Brasil. Farquhar conseguiu uma vantajosa negociação, recebendo em dinheiro pela construção, além de 15 quilômetros de faixas de terra de cada lado da ferrovia. Desta forma o governo desapropriou as terras e  a empresa ocupou-as expulsando a população cabocla que já estavam  há muito tempo nessas terras.
Através da construção da  ferrovia é que foi possível a criação da Southern Brazil Lumber & Colonization Co. Inc., empresa madeireira e colonizadora de terras. A madeira dessa faixa de terra que antes era extraída pelos moradores passou a ser retirada pela Lumber e levada de trem em direção aos portos do sul, prejudicando assim quem dependia dessa atividade.
Enquanto ocorria a Guerra do Contestado, na qual esse território era disputado entre os governos de Santa Catarina e Paraná, e também pelos caboclos expulsos de suas terras,  a estrada de ferro conduziu soldados, armas e munição do Exército Brasileiro para combater os revoltados. Outro agravante do conflito foi o término da construção da ferrovia, quando a empresa norte americana despediu cerca de mil operários da ferrovia. Não tendo alternativa, os desempregados se aliam aos caboclos na luta contra os dois governos estaduais, catarinense e paranaense, que apoiados pelo então presidente do Brasil, Hermes da Fonseca, dizimou milhares de pessoas.


REFERÊNCIAS.


____________. Olha o trem outra vez. Revista História Catarina nº 26, Ano V – dezembro de 2010. Ed. Leão Baio, p.46 a 54.

ANGELO, Vitor Amorim de. UOL Educação. História do Brasil: Guerra do Contestado: Conflito alcançou enormes proporções. Disponível em:http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/guerra-do-contestado.jhtm Acesso em 01 abr. 2012.

FILME MEMORÁVEL TREM DE FERRO  Copyright © 2011. El Virtual Tv VMS Cinematográficas. Duração de Produções 48:14 minutos.

Vídeo no youtube: 




ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TANGARÁ SC - Acesse o link que tem muitas fotos da Estação ferroviária de Tangará

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