Escrita - Experiência com sexto ano de Ensino Fundamental sobre relatar a pandemia em 2020

Na quarta semana de atividades não presenciais, eu propus a seguinte reflexão aos alunos do sexto ano no dia 27 de abril de 2020:


Assunto: História e a Escrita

Objetivo: Utilizar a invenção da escrita para relatar o cotidiano vivido em 2020.


Vimos que muitos povos tinham formas de  escrita outros não. Alguns se utilizavam da oralidade para ensinar as gerações, outros inventaram símbolos e sinais escritos para facilitar a  comunicação. Hoje não dá pra imaginar agora um mundo sem escrita não é mesmo? A escrita faz parte da nossa vida. Diante disso, você escreverá um texto relatando o período que estamos passando em 2020. Imagine que seus descendentes lerão daqui a 100 anos e você precisa descrever o que está acontecendo no mundo, e também o que mudou por hora em sua vida.






Abaixo segue alguns trechos dos  relatos dos alunos: 

 "Uma doença muito forte e contagiosa chamada coronavírus. Foi se espalhando pelo mundo e chegou ao Brasil. Muita gente começou a ficar com gripe só que uma gripe diferente. Então o governo decretou a quarentena. Todos deveriam ficar em casa as escolas fecharam e as aulas passaram a ser online. Muita coisa mudou para sair na rua só, se for de máscara. Na televisão se fala muito para as pessoas se cuidarem Tenho medo dessa doença. Muita gente está morrendo. Muita coisa mudou na minha vida o que eu mais tenho gostado e de ficar com a família, porquê brincamos mais tempo juntos de brincadeiras legais; como gincanas jogamos bola e assistimos filmes". (Aluno M.)


 "Tudo estava ótimo, eu tinha trocado de escola e ia jogar o JESC, o Moleque Bom de Bola, e ia viajar bastante, teria aula com professores diferentes, tinha sonhos que iam se realizar este ano. Aí veio a surpresa que afetou o mundo inteiro (...) e acabou com os meus sonhos e de milhões de pessoas. "  (Aluno G.)


 "Nesse ano de 2020, estamos passando por uma coisa diferente e nova, um vírus chamado "Coronavírus" que está matando muitas pessoas no mundo. Não podemos sair de casa, se sairmos precisamos usar máscara e passar álcool gel, e não ficar muito perto das pessoas, porque pode passar de uma pessoa para outra. É bom se proteger bastante dessa doença, pois muitas pessoas estão infectadas em vários países(...)Eu estou muito triste por causa do coronavírus, não posso ver meus amigos, não dá pra ir à escola ou ver meus familiares."  (Aluna J.)


 "O ano de 2020, no início, parecia normal, as férias terminaram, as aulas iniciaram, o entusiasmo em estudar era grande (...) Mas parecia algo distante, do outro lado do mundo, porém aconteceu em nosso país, uma pandemia que não escolhe cor, crença ou status social. As aulas pararam, aliás, o mundo parou, as lojas, os shoppings, igrejas, temos que ficar em casa. No Brasil, a quarentena, deixou as cidades vazias, nem o transporte público estava funcionando, não se pode abraçar, cumprimentar só à distância. Muitas pessoas adoeceram e outras tantas morreram. Estamos em crise, mas sei que tudo vai passar, somos brasileiros e superaremos, porque acreditamos num bem maior. "  (Aluna K).


 "O Covid-19 atacou o mundo inteiro, pois agora acabou as aulas e fechou quase tudo. Agora a gente tem que ficar de quarentena para não "pegar" o coronavírus e passar para nossa família, como pais, avós, que são do grupo de risco, tios, amigos, etc. Quando eu lembro da pandemia, eu fico um pouco triste, por isso quero que acabe logo! "  (Aluna S.)



Postagens mais visitadas deste blog

Mapa conceitual - República Velha (com memes)